Menu

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Calorias ou nutrientes?

Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas nos supermercados olhando os rótulos dos alimentos. Mas o que será que as pessoas se preocupam em olhar?? Calorias ou os nutrientes? O que é mais importante? E qual a diferença?


Ficar preocupado em olhar rótulos para ver quantas calorias determinado alimento tem, não é a escolha certa. O que temos que ingerir não são calorias e sim nutrientes que favorecerão o metabolismo do organismo. Escolher um suco de fruta ao invés de um refrigerante (ZERO) com certeza terá mais calorias, porém em contra partida fornecerá inúmeros nutrientes necessários até mesmo para o organismo queimar as gordurinhas existentes. Quanto mais natural os alimentos mais ricos serão em nutrientes, um exemplo é o abacate, alimento riquissimo em diversos nutrientes que acelera o metabolismo e a sua gordura por ser insaturada é benéfica para o organismo.

Observe a tabela:

* Altos níveis de sódio, causam inchaço.
* A presença de vitaminas e mineirais na nossa alimentação, aumenta o nosso metabolismo e favorece um bom funcionamento.

7 comentários:

  1. Adorei a postagem...é isso mesmo, devemos interpretar corretamente os rótulos dos alimentos, nos preocupando com os nutrientes, não apenas com Kcal vazias! bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, gata! Qualidade e não só quantidade!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, estou te seguindo agora, já não era sem tempo né! beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Laila, gostei muito do seu blog, e gostei mais ainda de saber que você faz Gastronomia também, porque estou indo para o 2º período de Nutrição, na UERJ e quero fazer Gastronomia também, mais uma vez, parabéns pelo blog.
    Bjos, Izabela Alves Gomes
    izabela.nutricao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Laila,

    Se não te importas aproveito este teu artigo para ver se as pessoas vêem as coisas por uma perspectiva diferente.
    Ora bem, é claro que infelizmente nem todos podem comprar ou até mesmo fazer sumos naturais com frequência.
    Mas vejamos algo: como sou português irei usar o Euro, pois não também não sei o preço das coisas aí.
    No supermercado pode-se adquirir um litro de sumo natural (não é a partir de concentrado) por cerca de 3,5 Euros.
    É certo que custa um pouco, mas comparemos.
    Um refrigerante - não vou falar nos néctares porque é algo diferente - poderá custar 1 Euro, por exemplo, ou seja o sumo natural é 3,5 vezes mais caro; será ?
    Um refrigerante terá muitas vezes menos de 5% de sumo (regra geral a partir de concentrado) e uma grande quantidade de açúcar ( eu pessoalmente não gosto de beber ou de comer coisas com substitutos do açúcar, por isso para mim os "zero" não contam).
    Então estamos a pagar practicamente 1 Euro por água.
    Juntando este facto à grande diferença para a saúde entre beber um sumo natural e um refrigerante, façam as contas sobre qual o mais caro, nomeadamente em termos de saúde (eventuais gastos) no futuro.

    Cumprimentos,

    José

    ResponderExcluir
  6. Oi! Adorei o blog! Parabéns!
    Acabei de montar o meu e gostaria que vc desse uma olhadinha.
    É o www.couvertcortesia.blogspot.com.
    Um beijo

    ResponderExcluir