Menu

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A arte da GASTRONOMIA e a ciência da NUTRIÇÃO...

A gastronomia nasceu para a nutrição assim como a nutrição nasceu para a gastronomia!! Parece jargão, mas é verdade! Demorou para as pessoas entenderem, mas enfim vários profissionais e empresas de alimentação hospitalares estão aderindo essa união. Muitas vezes essas uniões não acontecem antes, por causa de intrigas entre os profissionais, acham que o chef de cozinha pode ocupar o lugar de um nutricionista de produção e vice-versa. Um precisa do outro!

Antigamente, comida de hospital era sinônimo de comida sem gosto, sem graça.... e as vezes o ÚNICO prazer que a pessoa hospitalizada tem é comer! E aí, a comida ruim deixa o paciente pior ainda! A chamada gastronomia hospitalar surge nesse contexto. Ela representa a união das técnicas culinárias voltadas para os sentidos de aroma e sabor dos alimentos à necessidade de adequação dos nutrientes requeridos por cada patologia.

Vários hospitais já estão com suas cozinhas voltadas para esta nova realidade. Quando o paciente não tem nenhuma restrição alimentar, ou uma restrição relativa, pode saborear pratos tão bons ou melhores que os de um restaurante convencional. Essa moda devia pegar em todos os hospitais!

O PRAZER DE COMER PODE CONTRIBUIR PARA A RECUPERACÃO DO PACIENTE!!
Continuarei falando sobre nutrição e gastronomia....
Aproveite para navegar no Portal Nutrição em Foco!

Um comentário:

  1. Laila, você não imagina o quanto eu achei esta sua postagem pertinente! O paciente melhora quando come com os olhos e quando é nutrido corretamente! O prazer faz parte da cura...

    ResponderExcluir